Os comentários deste site são de origem pessoal e não de uma denominação ou igreja específica, respeitamos todas as opiniões e críticas contrárias à linha de pensamento ou raciocínio de interpretação dos assuntos comentados neste blog, porém não publicamos comentários de pessoas que querem cercear a liberdade de expressão no que diz respeito a todos os aspectos da vida, principalmente aspecto politico ou religioso, pelo que também não publicamos comentários heterofóbicos nem homofóbicos, pois Deus nos aponta na sua palavra o caminho certo a seguir e nos mostra o obscuro, dando ao homem a liberdade de escolha.
Assim disse Josué ao povo: "...Porém se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24. 15).

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COMO CONSOLAR AO SEU PRÓXIMO MESMO ESTANDO ENVOLTO POR TRIBULAÇÕES

Consolar ao próximo mesmo estando envolto por tribulações, é uma virtude que só têem aqueles que trazem em seu corpo "As marcas do Senhor Jesus" (Galatas 6.17), e que "Em tudo são atribulados mas não angustiados, perplexos, mas não desanimados, perseguidos, mas não desamparados, abatidos, mas não destruidos" (2 Coríntios 4.8,9). Segundo disse o apóstolo Paulo aos Coríntios, "Os que são participantes das aflições de Cristo, também o são da consolação" (2 Cor. 1.7). A exemplo de Paulo, todo servo de Deus que participa de abundantes aflições, também a sua consolação sobeja por meio de Cristo!!! Leia 2 Cor. 1.5.
Já passastes, ou estas a passar, por provações, agravos e tribulações que o fazem desesperar até da vida?
O apostolo Paulo disse que foi agravado pelas tribulações na Ásia "Mais do que podia suportar de modo que até da vida se desesperou!!!" 2 Cor. 1.8. Veja bem, como qualquer um de nós, Paulo (homem de Deus, imensamente usado por Cristo de tal maneira que até mesmo os lenços e aventais que dele se levavam aos enfermos, operavam milágres, ver Atos 19.11,12), no seu momento de fraqueza, desesperou-se até da vida!!! O mesmo, como nós dos dias de hoje, também pedia orações por sí, veja: "E rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus..." (Epistola aos Romanos 15.30); "Irmãos, orai por nós." (1 Tessalonicenses 5.25); "Ajudando-nos também vós, com orações por nós..."( 2 Cor. 1.11).
A exemplo de Paulo, outros homens de Deus cujas histórias estão relatadas na Bíblia, eram pessoas como nós, não eram "Super homens," eram sujeitos as mesmas paixões que nós, ou seja, possuiam defeitos e fraquezas, porém atravéz da fé e da oração, moviam até mesmo as forças da natureza: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Epistola de Tiago 5.16-18).
Já lestes a história de Jó? O homem que o próprio Deus testemunhou de sua fidelidade (ver Jó 1.8), cujo relato Bíblico afirma que no momento de sua aflição, na sua fraqueza, amaldiçoou o dia do próprio nascimento? (leia Jó capitulo 3). Então Saiba que: "Deus virou o cativeiro de Jó, quando (na sua aflição) orava pelos seus amigos..." Jó 42.10.
Mesmo estando em tormentos, em aflições, tribulações, perseguições, em quaisquer situações ou circunstâncias da vida, ore pelo seu próximo, pregues a Palavra de Deus, console os de pouco ânimo, não desanimes!!!
"Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." Josué 1.6.
"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós ha de ser revelada." Romanos 8.18.
Como consolar ao seu próximo mesmo estando em tribulação?
Leve a Deus todas as suas preocupações, e, "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Filipenses 4.6,7.
Entregue toda a sua vida nas mãos de Deus, lhe seja dependente em tudo, "Entregue o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." Salmo 37.5.
Não sejas orgulhoso, não existe um "Super Homem." Como o Apóstolo Paulo, onde fores peça oração, sejas humilde, porém não saias por aí contando para todo mundo os seus problemas, conte-os pra Deus, e siga em frente!!! "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." ( Filipenses 4. 6,7).
Deus disse ao profeta Isaías: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus...Tu, anunciador de Boas Novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de Boas Novas a Jerusalém, levanta a vós fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aquí está o vosso Deus." (Isaías 4o.1,9).
O Apóstolo Paulo disse a Timóteo: Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para sí doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." (2 Timóteo 4.1-5).
Postar um comentário