Os comentários deste site são de origem pessoal e não de uma denominação ou igreja específica, respeitamos todas as opiniões e críticas contrárias à linha de pensamento ou raciocínio de interpretação dos assuntos comentados neste blog, porém não publicamos comentários de pessoas que querem cercear a liberdade de expressão no que diz respeito a todos os aspectos da vida, principalmente aspecto politico ou religioso, pelo que também não publicamos comentários heterofóbicos nem homofóbicos, pois Deus nos aponta na sua palavra o caminho certo a seguir e nos mostra o obscuro, dando ao homem a liberdade de escolha.
Assim disse Josué ao povo: "...Porém se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24. 15).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A SUBLÍME HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL.









A origem da Assembléia de Deus no Brasil, está ligada ao trabalho desenvolvido pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que se conheceram numa convenção de igrejas Batistas, em Chicago nos Estados Unidos. Ambos eram batizados com o Espirito Santo, e após uma ampla troca de experiências da vida espiritual, descobriram que tinham uma chamada missionária em comum, e numa reunião de oração a qual estavam presentes, foi lhes revelada através de uma profecia, a vontade de Deus para com as suas vidas, que era divulgar a mensagem do Evangelho e as bençãos do Movimento Pentecostal numa cidade chamada Pará, que até então era desconhecida de todos os presentes. Após o término da oração, eles se dirigiram a uma biblioteca e com o auxílio de um mapa localizaram o estado da região norte do Brasil. Direcionados pelo Espirito Santo de Deus, vieram dos Estados Unidos e aportaram na cidade de Belém, capital do estado do Pará, no dia 19 de Novembro de 1910. Iniciaram então a obra, na igreja Batista, que era a denominação a qual pertenciam nos EUA. Eles traziam uma nova doutrina, a do Batismo no Espirito Santo, que tinha por evidência o falar em linguas, ou a glossolália, conforme querem explicar os materialistas eruditos, este verídico fenômeno sobrenatural. A enfase das suas pregações, e o fato da manifestação do milagre de Deus na vida de alguns irmãos que creram na mensagem que pregavam, que era baseada no texto Bíblico de Atos dos Apostolos capitulo 2, veio a lhes trazer muitos embaraços na igreja a qual reuniram a princípio, pois esta nova doutrina entrava em choque com o ensinamento ministrado pelos Cristãos da igreja Batista no Brasil. Por este motivo, os missionários e os adeptos da doutrina pentecostal, foram convocados para uma reunião na referida igreja e os que divergiam, decidiram então pelo desligamento de todo o grupo, que era composto de 19 pessoas, que em 18 de Junho de 1911, fundaram uma nova igreja, e a denominaram Missão de Fé Apostólica, cujo local de reuniões, ficava na casa da abençoada irmã Celina de Albuquerque, que na madrugada deste mesmo dia foi a primeira pessoa a ser batizada no Espirito Santo no Brasil. Mais tarde, mais precisamente em 18 de Janeiro de 1918, por sugestão do missionário Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus, nome este registrado pela denominação nos Estados Unidos no ano de 1914, na cidade de Hot Springs - Arkansas, porém a igreja local era independente da americana.
A Assembléia de Deus se expandiu e a força do trabalho missionário, impulsionado pela propulsão do Espírito Santo de Deus, fez com que ela chegasse aos mais distantes rincões deste país. Começando pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, espalhou-se pelo nordeste, e por volta do ano de 1922, chegou a região sudeste do Brasil, através de famílias de retirantes do Pará que lá haviam se convertido, e pregavam o evangelho por todos os lugares que passavam. Dois anos depois, o missionário Gunnar Vingrem, vindo de Belém do Pará, chegou ao estado do Rio de Janeiro, a então capital da República do Brasil, onde já havia no bairro São Cristóvão, uma pequena igreja, que recebeu extraordinária impulsão com a chegada do denodado mensageiro. Um fato marcante deste trabalho, foi a conversão de Paulo Leivas Macalão, filho de um general, através da leitura de um folheto evangelístico. Foi ele o precursor da Assembléia de Deus Ministério de Madureira.
É bom destacar, que a igreja da Suécia, pais de origem dos Missionários, teve forte contribuição para o fortalecimento da igreja e manutenção dos mesmos no Brasil, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que assumiu a manutenção dos obreiros além de enviar mais missionários para contribuir com a propagação do evangelho, até que no ano de 1930, numa assembléia realizada na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, decidiu-se que a igreja passaria a ter autonomia interna, sendo administrada pelos pastores residentes no país, sem perder os vínculos fraternais com a igreja escandinava. A partir do ano de 1936, a igreja passou a ter um maior apoio das Assembléias de Deus americanas através dos missionários enviados para dar apoio na obra de evangelização, e estruturação da base teológica de ensino. Hoje a Assembléia de Deus e a maior denominação evangélica do Brasil e uma das maiores do mundo. No Brasil conta com mais de 8 milhões de membros, e no mundo com mais ou menos 57 milhões de seguidores em mais de 283 mil igrejas espalhadas no interior de 200 países.

A Assembléia de Deus no Brasil,
Parabenizamos pelos seus 100 anos de História.
Postar um comentário