Os comentários deste site são de origem pessoal e não de uma denominação ou igreja específica, respeitamos todas as opiniões e críticas contrárias à linha de pensamento ou raciocínio de interpretação dos assuntos comentados neste blog, porém não publicamos comentários de pessoas que querem cercear a liberdade de expressão no que diz respeito a todos os aspectos da vida, principalmente aspecto politico ou religioso, pelo que também não publicamos comentários heterofóbicos nem homofóbicos, pois Deus nos aponta na sua palavra o caminho certo a seguir e nos mostra o obscuro, dando ao homem a liberdade de escolha.
Assim disse Josué ao povo: "...Porém se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24. 15).

sábado, 25 de outubro de 2025

A EXPANSÃO DA CULTURA DA CONVENIÊNCIA E O EVANGELHO

 CONVENIÊNCIZAÇÃO!!??


Conveniêncização" não é uma palavra reconhecida nos dicionários de português, mas pode ser entendida como um NEOLOGISMO que descreve o processo de tornar algo mais conveniente, ou a EXPANSÃO DA CULTURA DA CONVENIÊNCIA

O termo está relacionado com a busca por maior facilidade, conforto e praticidade no dia a dia.  


" A CONVENIÊNCIZAÇÃO" pode ser observada em diversas áreas da sociedade, e uma delas, é na interpretação livre e tendenciosa do Evangelho.


A "conveniêncização do evangelho" significa a adaptação ou diluição da mensagem cristã para que se torne mais fácil, agradável e menos exigente para as pessoas. Em vez de um chamado ao sacrifício e à negação de si mesmo, essa abordagem transforma a fé em algo confortável e que se encaixa perfeitamente nas preferências e na rotina individual, sem grandes desafios. 


CARACTERÍSTICAS DA CONVENIÊNCIZAÇÃO DO EVANGELHO.


FÉ SUPERFICIAL


Prioriza o que é rápido e fácil em vez do que é profundo e exigente. A pessoa busca atalhos, substituindo disciplinas espirituais como a oração profunda e o estudo bíblico por versões mais superficiais.


AVERSÃO AO SACRIFÍCIO


A doutrina que exige renúncia, compromisso e a "tomada da cruz" é descartada em favor de uma mensagem que evita qualquer desconforto. Os fiéis esperam receber todas as bênçãos sem precisar passar por provações.


FOCO NO "AQUI E AGORA":


Em vez de se preocupar com a eternidade e a vontade de Deus, a religião de conveniência foca no bem-estar pessoal e imediato. O objetivo passa a ser a felicidade e o conforto material, não a santidade.


MENSAGEM AGRADÁVEL:


Em busca de atrair mais público, a igreja pode substituir a pregação que confronta o pecado por palestras motivacionais e discursos que agradam o ego, transformando a adoração em mero entretenimento.


SUBSTITUIÇÃO DA DOUTRINA PELA CULTURA


O Evangelho deixa de ser a DOUTRINA DOS APÓSTOLOS para se tornar um "produto" que o indivíduo "compra" e consome quando lhe convém. Assim, a pessoa pode se envolver em atividades da congregação, sem que a fé e a doutrina da igreja, norteiem e definam verdadeiramente seu estilo de vida. 


O CONTRASTE COM O EVANGELHO BÍBLICO:


A "conveniêncização" entra em conflito com o chamado original do evangelho - que frequentemente é taxado de "inconveniente", direta, ou indiretamente por alguns - pois O ORIGINAL, EXIGE RENÚNCIA E ACEITAÇÃO DO QUE ESTÁ ESCRITO, ALÉM DE UMA ENTREGA PESSOAL A DEUS PARA QUE O ESPÍRITO SANTO FAÇA NA PESSOA UMA TRANSFORMAÇÃO PROFUNDA.

" O vento assopra onde quer, porém não sabe donde vem e nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (João 3.8).


DISCIPULADO EXIGENTE


Jesus deixou claro que segui-lo exige renúncia diária: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me" (Lucas 9:23).


VERDADE SEM RODEIOS


Pregadores fiéis à Bíblia muitas vezes precisam entregar uma mensagem que confronta o ouvinte com a verdade, mesmo que isso seja desconfortável.


EXALTAÇÃO A DEUS


O verdadeiro evangelho exalta a Deus e revela a condição de pecado do ser humano, indicando a necessidade da salvação em Jesus Cristo, sem negociar sua essência. 


Estudo, em parte, com colaboração de IA.


Pb. Marco Aurélio.

Nenhum comentário: