Os comentários deste site são de origem pessoal e não de uma denominação ou igreja específica, respeitamos todas as opiniões e críticas contrárias à linha de pensamento ou raciocínio de interpretação dos assuntos comentados neste blog, porém não publicamos comentários de pessoas que querem cercear a liberdade de expressão no que diz respeito a todos os aspectos da vida, principalmente aspecto politico ou religioso, pelo que também não publicamos comentários heterofóbicos nem homofóbicos, pois Deus nos aponta na sua palavra o caminho certo a seguir e nos mostra o obscuro, dando ao homem a liberdade de escolha.
Assim disse Josué ao povo: "...Porém se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor." (Josué 24. 15).

domingo, 28 de abril de 2019

SUICÍDIO

O suicídio. 
Será que há salvação para o que comete tal ato?

Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma 
( Hebreus 12. 3 - 29).

Ouvi uma pessoa  dizer que o pastor de sua igreja ensina, que há possibilidade de  salvação para o cristão que se suicida.
Baseado nesta afirmação e preocupado com aumento do índice de suicídios, principalmente por parte de cristãos, resolvi fazer uma exegese sobre o assunto em apreço.
Logo de cara é  fácil perceber, pelo estudo das escrituras, que o ensino ministrado por tal pastor é errôneo, e também desprovido de base interpretativa bíblica doutrinária, pois abre precedentes para que outros se suicidem com a inverídica esperança de apaziguar a sua dor, depressão ou sofrimento e  além de tudo crerem na possibilidade de conseguir a tão esperada salvação. 

Fiquemos com a premissa que não há salvação para o que se suicida. 
Pertencemos a Deus e não a nós mesmos 
( 1 Coríntios 6. 19,20), Somos templo de Deus não podemos atentar  contra o que a nós não pertence! 
A Bíblia diz não matarás (Ex. 20.12).

"O suicídio não é um ato heróico, e sim, uma atitude que demonstra desequilíbrio de saúde emocional e covardia."

Ninguém pode julgar o suicida, mas o estudo interpretativo dos escritos bíblicos não dão garantia de salvação para os que cometem o suicídio 

"Atenção:  Como a salvação tem valor eterno é melhor não trocar o certo pelo duvidoso."

Fiquemos com a premissa que afirma não haver salvação para o que se suicida afim de evitar que pessoas, cristãs ou não, cometam esta triste barbárie que abala emocional e profundamente o seio da família e depois toda  sociedade.

Pessoas que se suicidaram  nos registros da Bíblia:

Abimelec (  Juízes 9.54  );
Saul (1 Samuel 31.4 );
O escudeiro de Saulo 
( 1 Samuel 31.5 );
Aitofel conselheiro de Absalão 
( 2 Samuel  17. 23);
O Rei Zinri  ( 1 Reis 16. 18, 19);
Judas Iscariotes ( Mateus 27.  5).

Alguns teólogos incluem erroneamente  
Sanção (Juizes  16. 29. 30),
mas este foi um Juiz em Israel, o qual morreu, como que numa guerra ao defender o seu povo, derrubando as colunas de sustentação do templo de Dagom sobre si, o qual nele havia uma multidão de filisteus e seus príncipes, que eram inimigos de Israel.

Há também um fato registrado no   novo testamento, no livro de Atos dos Apóstolos, em que Paulo evita o suicídio por parte de um carcereiro que se viu ameaçado de castigo por ser lhe imputada a responsabilidade, pela fuga dos presos que estavam sob sua guarda. 
( Atos 16. 26 - 36 ).

Se este estudo foi importante para você repasse, e vamos juntos evitar que tal fato continue acontecendo no seio das famílias em nossa sociedade!

E lembre-se:  Saúde física e emocional é de responsabilidade dos médicos e psicólogos naquilo que lhes está ao alcance.  Saúde espiritual só Deus pode dar.
                      




E que Deus abençoe a todos!