Nem sempre o sair da tua terra e do meio da tua parentela ou do local onde tem estabelecido a sua residência, é a solução para os problemas de crescimento ou desenvolvimento, no que diz respeito a vida material ou espiritual de um servo de Deus. Nos dias de Isaque, a ordem do Senhor era: Não descer. Assim como nos dias de Abraão havia ocorrido um período de grande seca e fome, um dos motivos que o havia levado a migrar rumo ao Egito ( Ler Gn. 12. 10), também ocorreu nos dias de Isaque um tempo semelhante. Mas ao contrário do fato anterior, a ordem de Deus naquele momento era a seguinte: ..." Não desças ao Egito, habita na terra que eu te disser; peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei... Assim habitou Isaque em Gerar (Ler Gn. 26. 1 - 6). A você que lê agora esta mensagem, Deus nos manda te dizer: Não desças ao "Egito", peregrina nesta terra e serei contigo...porquanto Abraão obedeceu a minha voz, e guardou o meu mandato, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis!!!
Caro amigo, a fuga não é a solução, enfrente os teus problemas, encare-os não como obstáculos intransponíveis, mas como desafios a serem superados e vencidos (Leia Filipenses 4. 13). Numa certa ocasião disse um grande estadista: "Vencer sem guerra é triunfar sem glória."
A desolada área de Gerar estava localizada na extremidade de um deserto. Naquele lugar a água era tão preciosa quanto o ouro. Alguns proprietários construíam trancas em seus poços para que os ladrões não roubassem água. Encher o poço de alguém com sujeira além de ser considerado um crime era um ato de guerra. Esta foi a terra da peregrinação de Isaque.
Prezado irmão: Qual e como é no momento, a terra da tua peregrinação?
Seja qual e como for a terra, a ordem de Deus para você agora é: "Não desças ao Egito. Habita na terra que eu te disser!!!"
Engrandecido e louvado seja o nome do Senhor!!!